O teste de detecção de impurezas no ARLA 32, também conhecido como Teste Colorimétrico, é bastante importante pois garante que o produto que está sendo comercializado cumpre os requisitos legais. Esse teste é de fácil utilização e identifica a presença de metais contaminantes, que podem diminuir a eficácia do ARLA 32 no tratamento das emissões e prejudicar o Sistema SCR do veículo. Com a Resolução 666/2017 do CONTRAN, o teste está validado para ser usado pela PRF/IBAMA na fiscalização em todas as rodovias do país.

Assista ao vídeo:

Como funciona o Teste?

O reagente Negro de Eriocromo T, um dos componentes da solução, tem um funcionamento bem simples e para detectar o produto adulterado/contaminado basta pingar uma gota do reagente em 100 ml de ARLA 32. Se a reação for uma cor azul o produto atende às normas, mas se a coloração for outra – como roxa – a fraude é evidenciada. Lembrando que esse teste não avalia a concentração de ureia do ARLA 32, ele avalia apenas a presença ou não de algum metal contaminante no produto. Por isso esse teste é feito sempre em conjunto com o teste do refratômetro.

OBS: Esse vídeo é parte do nosso Curso Técnico de ARLA 32: Compras, Manuseio e Armazenamento, voltado para Gestores de Frotas, Compradores, Gerentes de Postos de Combustíveis, Frentistas, Estoquistas e Revendedores de ARLA 32. Faça já sua inscrição!

Dúvidas? Entre em contato conosco! Será um prazer atender você!

Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Consultor Sênior na Merkato, Auditor Líder ISO 9001/22000, Especialista em ARLA 32, desenvolve projetos de ARLA 32 para empresas em todo o Brasil.

Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!

 



Faustino Júnior
Autor: Faustino Júnior
Administrador de Empresas pela UEPB, Auditor Líder nas normas ISO 9001/14001/45001/22000, Especialista em Gestão de Processos segundo metodologia BPM. Atua como Consultor Sênior na Merkato e possui mais de 15 anos de experiência em Gestão Empresarial, com projetos realizados para diversas empresas em todo o Brasil.

2 Comentários

  • Avatar
    solani

    bom dia achei interessante
    gostaria de saber como façoo teste da ureia, se realmente estou comprando a melhor ureia para arla 32, serealmente ela e 32%, obrigada
    solani
    solanimaria@hotmail.com.br
    meu email

    • Faustino Júnior

      Obrigado pelo seu comentário, Solani! A aquisição da ureia para fabricação do ARLA 32 deve seguir critérios para assegurar que ela atenda aos requisitos da norma ISO 22241. Vou entrar em contato com você por email para te passar mais informações. Att. Faustino.

Deixe um comentário