Os ambientes perigosos e extremos criam desafios de segurança únicos, especialmente para dispositivos que podem ser facilmente danificados, ou mesmo criar riscos de incêndio ou explosão devido a líquidos, ou gases inflamáveis nas proximidades.

Em locais onde estão presentes gases combustíveis, produtos químicos, pós ou outros materiais inflamáveis, o fogo e as explosões são um risco constante. Isto significa que as empresas que trabalham com estes materiais necessitam de equipamentos elétricos e outros equipamentos que nunca gerem faíscas ou chamas, uma vez que estas podem resultar numa explosão.

Isto torna as câmeras de segurança tradicionais impróprias para o trabalho. Com as suas carcaças de plástico, as faíscas e chamas desencadeadas por um curto-circuito ou outra falha no dispositivo podem rapidamente entrar em contato com a atmosfera ou equipamento próximo. Quando estão presentes materiais inflamáveis ou gases, existe um risco significativo de que isto possa provocar um incêndio ou explosão.

As câmeras à prova de explosão são projetadas para superar este desafio. Nestes produtos, os circuitos elétricos são fechados numa carcaça de metal com uma espessura adequada e seladas para garantir que qualquer explosão interna possa ser contida. Elas são muito utilizadas em refinarias de petróleo, instalações químicas, estações de serviço, fábricas de metais, e outros ambientes onde líquidos ou gases inflamáveis possam estar presentes.

Esses produtos devem ter um rigoroso controle de qualidade durante o processo de fabricação, para garantir que cada dispositivo ofereça a máxima proteção contra os riscos de incêndio e explosão, além de obrigatoriamente obterem certificações apropriadas ao seu uso, tais como ATEX e IECEx.

O Inmetro estabeleceu, em sua Portaria Nº 179/2010, a compulsoriedade, ou obrigatoriedade, da certificação para as Câmeras À Prova de Explosão comercializadas em território nacional, e a Merkato auxilia as empresas fabricantes e importadoras que desejam obter essa certificação. Saiba mais abaixo!

Quais as modalidades de Certificação aplicáveis?

O Inmetro definiu três maneiras (ou modelos) de certificação distintas para obtenção da autorização para o uso do Selo de Identificação da Conformidade, devendo o solicitante optar por um deles:

  • Avaliação do Sistema de Qualidade do Processo de Produção e Ensaios no Produto – Este modelo consiste na avaliação e aprovação do SGQ do processo de fabricação, utilizado em processos repetitivos de produção em série, com auditorias de terceira parte no fabricante e ensaios;
  • Ensaio de Lote – Nesse modelo, submete-se a ensaios as amostras tomadas de um lote de fabricação do produto, podendo ser proveniente de uma importação ou não, emitindo-se a partir dos resultados, uma avaliação sobre sua conformidade a uma dada especificação. Não há avaliação de manutenção da certificação;
  • Situações Especiais para Produtos Importados – Este modelo consiste em avaliação técnica documental e inspeção pela Certificadora (OCP), no qual a mesma deve se certificar que os produtos estão de acordo com a documentação analisada. Neste modelo não há avaliação de manutenção da certificação.

Ao final do processo de certificação, cada família receberá um certificado de conformidade.

Como obter a Certificação e o Selo Inmetro para Câmeras à Prova de Explosão?

A certificação de Câmeras à Prova de Explosão envolve várias etapas, desde análise técnica de documentação até a recolhimento de amostras para avaliação dos produtos em laboratórios.

São avaliados os requisitos de ensaios fixados pelo RAC e normas complementares, além de auditorias no fabricante (quando aplicável) e auditoria de Tratamento de Reclamações.

Após todas estas verificações e análises, medidas corretivas podem ser pedidas com o objetivo de atender às exigências necessárias referentes à segurança.

Como a Merkato pode ajudar a sua empresa?

Somos um parceiro confiável para a Certificação Inmetro, atendendo cada cliente de forma personalizada. Assim, com a consultoria da Merkato, você certifica seus produtos de forma eficiente, possibilitando que o seu foco seja no crescimento da sua empresa enquanto nós cuidamos de todo o processo de certificação!

Entre em contato com a Merkato Consultoria através desse link e descubra como podemos ajudar a sua empresa a obter a sua Certificação Inmetro de maneira rápida e prática!

Até a próxima!

Faustino Júnior – LinkedIn: faustinojunior | Instagram: @admfaustinojunior
Administrador de Empresas, Consultor Sênior na Merkato Consultoria, Auditor Líder nas normas ISO 9001/14001/45001 e 22000. 

Comentários são bem vindos. Não esqueça de compartilhar o conteúdo em suas redes sociais!



Faustino Júnior
Autor: Faustino Júnior
Administrador de Empresas pela UEPB, Auditor Líder nas normas ISO 9001/14001/45001/22000, Especialista em Gestão de Processos segundo metodologia BPM. Atua como Consultor Sênior na Merkato e possui mais de 15 anos de experiência em Gestão Empresarial, com projetos realizados para diversas empresas em todo o Brasil.

Deixe um comentário