Tecnologia e Inteligência Artificial impulsionam mudanças em empregos para quase um quarto de todos os trabalhadores

Os mercados de trabalho em todo mundo devem se preparar para uma nova era de turbulência, pois tecnologias como a Inteligência Artificial (AI) aceleram o declínio de tarefas administrativas, ao mesmo tempo em que aumentam a demanda por especialistas em tecnologia e segurança cibernética.

Nos próximos cinco anos, quase um quarto de todos os empregos mudará como resultado da AI, digitalização e outros desenvolvimentos econômicos, como a transição para a energia verde e o reshoring da cadeia de suprimentos, de acordo com um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em Genebra no final de abril.

Embora o estudo espere que a AI resulte em “interrupções significativas no mercado de trabalho”, o impacto líquido da maioria das tecnologias será positivo nos próximos cinco anos, à medida que análises de big data, tecnologias de gerenciamento e segurança cibernética se tornem os maiores impulsionadores do crescimento do emprego.

O surgimento de aplicativos de AI como o ChatGPT, que usa máquinas para simular o raciocínio humano e a solução de problemas, terá um impacto particularmente pronunciado ao deslocar e automatizar muitos papéis que envolvem raciocínio, comunicação e coordenação, disse o relatório.

Cerca de 75% das empresas pesquisadas disseram que esperam adotar tecnologias de AI nos próximos cinco anos, o que, segundo eles, eliminará até 26 milhões de empregos em cargos administrativos e de manutenção de registros – pense em caixas, balconistas, entrada de dados e contabilidade. O estudo do WEF pesquisou mais de 800 empresas que coletivamente empregam 11,3 milhões de trabalhadores em 45 economias de todo o mundo.

Por enquanto, a AI continua sendo uma ameaça menor às perspectivas de trabalho do que outros fatores macroeconômicos, como crescimento econômico mais lento, escassez de oferta e inflação, disse o relatório. As oportunidades de criação de empregos provavelmente virão de investimentos que facilitem a transição verde dos negócios, a aplicação mais ampla dos padrões ESG e uma ampla reorientação das cadeias de suprimentos globais, afirmou.

 

Fonte: Bloomberg

 

Merkato Consultoria – LinkedIn: @merkatoconsult | Instagram: @merkatoconsult
​A Merkato é uma empresa de Consultoria em Execução Estratégica com atuação em todo o Brasil.



Avatar
Autor: Merkato Consultoria
​A Merkato é uma empresa de Consultoria em Execução Estratégica com atuação em todo o Brasil. Temos como foco principal desenvolver Soluções Completas e Sob Medida para nossos clientes.

Deixe um comentário