Quando se trata de combustíveis, os aditivos são uma parte importante da fórmula que pode melhorar a eficiência e prolongar a vida útil do motor. No caso do diesel, existem vários tipos de aditivos disponíveis, cada um com sua finalidade específica. Neste post, vamos falar sobre a diferença entre o ARLA 32 e aditivos para diesel.

O que é ARLA 32?

ARLA 32 é o nome comercial do Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo. É um reagente líquido, incolor e inodoro, composto de ureia a 32,5% em água desmineralizada, e é usado para reduzir as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em motores diesel pesados. É armazenado em um tanque separado no veículo e não é misturado com o diesel. Saiba mais sobre o ARLA 32 clicando aqui!

Diferenças entre ARLA 32 e aditivos para diesel

Aditivos para melhorar o desempenho do motor

Alguns aditivos para diesel são projetados para melhorar o desempenho do motor. Eles podem aumentar a eficiência do combustível, reduzir a formação de depósitos e proteger o motor contra o desgaste. Esses aditivos incluem:

  • Cetano: O cetano é um aditivo que melhora a ignição do diesel, tornando a queima do combustível mais eficiente. Isso pode resultar em um aumento na potência e na eficiência do combustível.
  • Detergentes: Os detergentes ajudam a prevenir a formação de depósitos no motor, que podem reduzir a eficiência e a vida útil do motor. Eles ajudam a manter as peças do motor limpas e funcionando adequadamente.
  • Antiespumantes: O diesel pode formar espuma durante o bombeamento, o que pode levar à perda de combustível e problemas de desempenho. Os antiespumantes ajudam a evitar a formação de espuma.

Os aditivos são geralmente aplicados no próprio tanque de combustível do veículo.

ARLA 32 para redução de emissões

Atenção agora: O ARLA 32 não é um aditivo!

Ao contrário dos aditivos para melhorar o desempenho do motor e aplicados diretamente no tanque de combustível, o ARLA 32 é um reagente usado para reduzir as emissões de NOx em motores diesel, e é armazenado em um tanque separado no veículo. O ARLA 32 é injetado diretamente no sistema de exaustão do veículo, onde reage com os gases de escape para quebrar as moléculas de NOx, convertendo-as em nitrogênio e água. A reação química é chamada de Redução Catalítica Seletiva (SCR). Veja a imagem:

Assim, nunca coloque ARLA 32 diretamente no tanque de combustível, sob risco de causar danos ao veículo. Abasteça o ARLA no seu tanque específico, que geralmente costuma ser identificado por uma tampinha azul.

O uso do ARLA 32 é exigido por lei em muitos países, inclusive no Brasil, e é um componente fundamental dos sistemas de tratamento de gases de escape dos motores a diesel modernos.

Saiba mais benefícios do uso do ARLA 32 clicando aqui.

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​A Merkato é uma empresa de Consultoria em Execução Estratégica com atuação em todo o Brasil. Temos como foco principal oferecer e desenvolver soluções completas e sob medida para nossos clientes.

 



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Autor: Merkato Consultoria
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